Há várias razões para alguém querer ler este livro. A razão principal deve ser instalar um sistema Linux a partir dos códigos-fonte. Uma pergunta muito comum é “por que passar por todo este inconveniente de criar manualmente um sistema LFS quando você pode apenas fazer o download e instalar uma distribuição existente?” Esta é uma boa pergunta, e é a razão de ser desta seção do livro.
Uma razão muito importante para a existência do LFS é ajudar no aprendizado sobre como um sistema Linux trabalha internamente. Construir um sistema LFS demonstra como funciona o Linux, como as suas partes trabalham junto e como dependem entre si. Uma das melhores coisas que esta experiência de aprendizado fornece é a habilidade de personalizar o Linux ao seu próprio gosto e necessidade. O maior benefício da implementação do LFS é permitir que os usuários tenham mais controle sobre o sistema sem ter que confiar na implementação do Linux de outra pessoa. Com o LFS, você está na cadeira do motorista e define cada aspecto do sistema, tal como a disposição da árvore de diretórios e as rotinas de inicialização.
Você determina também onde, porque e como os programas serão instalados. Outro benefício do LFS é poder criar um sistema Linux muito compacto. Ao instalar uma distribuição regular, você freqüentemente é forçado a incluir diversos programas que provavelmente não serão usados nunca. Estes programas desperdiçam espaço em disco, ou pior, recursos do processador central. Não é difícil criar um sistema LFS com menos de 100 megabytes (MB), o que é substancialmente menor do que a maioria de distribuições existentes. Isto ainda lhe soa como muito do espaço? Alguns de nós têm trabalhado para criar um sistema LFS muito pequeno. Nós construímos com sucesso um sistema especializado para funcionar com o Apache Web Server com aproximadamente 8MB de espaço em disco usado. Dispensar alguns adicionais poderia reduzir este espaço para 5 MB. Tente isso com uma distribuição regular! Este é somente um dos muitos benefícios de projetar sua própria versão do Linux. Nós poderíamos comparar distribuições do Linux a um hamburger comprado em um fast-food — não temos nenhuma idéia do que se está comendo. O LFS, por outro lado, não lhe dá um hamburger, mas sim a receita para fazer o hamburger que você deseja. Isto permite aos usuários examinar a receita, suprimir ingredientes não desejados e adicionar seus próprios ingredientes para realçar o sabor do hamburguer. Quando você estiver satisfeito com sua receita, comece a prepará-la. E pode fazê-lo da forma que você preferir — grelhado, assado ou frito.
Uma outra analogia que nós podemos usar é comparar o LFS com uma casa terminada. O LFS fornece a planta estrutural de uma casa, mas é você quem vai construí-la. E o LFS mantém sua liberdade para ajustar a planta durante todo o processo de construção, personalizada segundo as suas necessidades e preferências. Uma vantagem adicional de um sistema Linux personalizado é a segurança. Compilando o sistema inteiro a partir dos códigos-fonte, você pode examinar tudo e aplicar todos as coreções (patches) de segurança que quiser. Não é necessário esperar que alguém compile os binários com as correções que reparam alguma falha na segurança. Além disto, a menos que você examine a correção e a aplique você mesmo, você não terá nenhuma garantia de que o problema com o pacote binário foi corrigido adequadamente. O objetivo do LFS é montar um sistema completo e funcional de nível elementar. Os leitores que não desejam criar seu próprio sistema LFS não vão se beneficiar das informações deste livro. Se você quiser somente saber o que acontece quando o computador inicializa, nós recomendamos o HOWTO “From Power Up To Bash Prompt” localizado em http://axiom.anu.edu.au/~okeefe/p2b/ ou o website The Linux Documentation Project's (TLDP) em http://www.tldp.org/HOWTO/From-PowerUp-To-Bash-Prompt-HOWTO.html. Este HOWTO monta um sistema similar àquele que montamos neste lívro, mas se consentra estritamente em criar um sistema capaz de carregar um alerta de comando (prompt) do BASH. Considere seu objetivo. Se você deseja criar um sistema Linux e aprender ao longo do processo, então este livro é sua melhor escolha.
Existem tantas boas razões para você criar seu próprio sistema LFS que não dá para listá-las todas aqui. Esta seção é somente a ponta do iceberg. Ao continuar em sua experiência com o LFS você sentirá o poder que a informação e o conhecimento verdadeiramente pode trazer.