O sistema LFS será construído usando uma distribuição previamente instalada do Linux (tal como Debian, Mandrake, o Red Hat, ou o SuSE). Este sistema (o anfitrião) será usado como ponto de partida e fornecerá os programas necessários, incluindo um compilador, um editor de vínculos (linker), e um shell, para montar o novo sistema. Escolha a opção “desenvolvimento”, ou similar, durante a instalação da distribuição anfitriã para ter acesso a estas ferramentas.
Como alternativa à instalação de uma distribuição completa em sua máquina, você pode preferir usar o Linux From Scratch LiveCD. O LiveCD trabalha bem como um sistema de anfitrião, fornecendo todas as ferramentas que você necessita para acompanhar com sucesso as instruções deste livro. Adicionalmente, contém todos os pacotes de fontes, patches e uma cópia deste livro [n.t. do original, em inglês]. Assim quando você tem o LiveCD, nem conexão de rede nem downloads adicionais serão necessários. Para mais informação sobre o LFS LiveCD ou para fazer o download de uma cópia, visite http://www.linuxfromscratch.org/livecd/.
O Chapter 2 deste livro descreve como criar uma nova partição Linux e um sistema de arquivos nativo, onde o novo sistema LFS será compilado e instalado. O Chapter 3 explica que pacotes e patches são necessários fazer o download para construir um sistema LFS e como os armazenar no novo sistema de arquivos. O Chapter 4 discute a instalação e configuração de um ambiente de trabalho próprio ao processo de montagem do sistema LFS. Leia por favor o Chapter 4 com muito cuidado, pois ele tem explicações muito importantes que o leitor deve estar ciente antes do começar trabalhar com o Chapter 5 e seguintes.
O Chapter 5 explica a instalação de um certo número de pacotes que dão forma ao conjunto básico de desenvolvimento (ou "toolchain") que será usado para construir o sistema real no Chapter 6. Alguns destes pacotes são necessários para resolver dependências cruzadas ou circulares—por exemplo para compilar um compilador, é necessário ter um compilador.
O Chapter 5 mostra também ao usuário como construir uma primeira versão do jogo de ferramentas (que o LFS-book chama detoolchain), incluindo o Binutils e o GCC (por primeira versão queremos dizer basicamente que estes pacotes serão reinstalados uma segunda vez). A etapa seguinte é configurar a Glibc, a biblioteca C. A Glibc será compilada pelos programas do toolchain construídos em primeira versão. Então, uma segunda versão do conjunto de ferramentas será configurada. Desta vez, as ferramentas serão vinculadas dinamicamente ao Glibc recém-configurado. Os pacotes restantes do Chapter 5 são configurados usando este segundo conjunto de ferramentas. Quando isto é feito, o processo da instalação do LFS não mais depende da distribuição anfitriã, com exceção do kernel.
Uma explicação técnica detalhada sobre quando é possível isolar o novo sistema da distribuição anfitriã é dada no começo do Chapter 5. No Chapter 6, o sistema LFS completo é construído. O programa chroot (change root) é usado para entrar em um ambiente virtual e inicializar um novo shell cujo o diretório de raiz seja definido na partição do LFS. Isto é muito similar a reinicializar e a instruir o kernel para montar a partição LFS como a partição root. O sistema não reinicializa realmente, mas faz um chrootporque criar um sistema inicializável requer o trabalho adicional que não é necessário neste momento. A vantagem principal de “chrooting” é permitir o uso do sistema anfitrião enquanto o LFS estiver sendo configurado. Enquanto espera a compilação de algum pacote terminar, o usuário pode abrir um console virtual diferente (VC) ou o desktop X e continuar usando seu computador normalmente.
Para terminar a instalação, o LFS-Bootscripts é configurado no Chapter 7, e o kernel e o boot loader (carregador de sistemas) são configurados no Chapter 8. O Chapter 9 contém informações sobre como prosseguir na experiência do LFS para além deste livro. Depois que as etapas deste livro forem executadas, o computador estará pronto para reiniciar no novo sistema LFS.
Este é o processo resumido. As informações detalhadas de cada etapa são discutidas nos capítulos seguintes e nas descrições dos pacotes. As passagens que podem parecer complicadas serão esclarecidas, e tudo estará em seu devido lugar assim que o leitor embarcar na aventura LFS.