DragonFly BSD é um sistema operacional livre do tipo Unix, o qual originou-se de um fork do FreeBSD 4.8. Matt Dillon, antigo desenvolvedor FreeBSD desde 1994, começou a trabalhar no DragonFly BSD em junho de 2003, anunciando o fork do projeto FreeBSD na lista de e-mails do mesmo em 16 de Julho de 2003. [1]
Dillon começou o DragonFly na crença de que os métodos e técnicas de thread e multiprocessamento assimétrico adotadas no FreeBSD 5 o levaria a uma performance pobre e de difícil manutenção. Ele tentou corrigir suas suspeitas no projeto FreeBSD 5. Devido aos conflitos com os outros desenvolvedores do FreeBSD sobre a implementação de suas idéias, e outras razões, sua habilidade de modificar o código do FreeBSD acabou renovada. Apesar disto, os projetos DragonFly BSD e FreeBSD ainda trabalham em conjunto contribuindo na correção de defeitos, drivers e outras atualizações e melhorias dos sistemas.
Destinado a ser a continuação lógica da série 4.x do FreeBSD, o DragonFly está sendo desenvolvido em um sentido completamente diferente do FreeBSD 5, incluindo uma nova implementação de linhas de execução para processos leves no núcleo. Muitos conceitos planejados para o DragonFly foram inspirados no AmigaOS.
Segundo seus desenvolvedores, o DragonFly BSD pode ser considerado a "evolução lógica do FreeBSD série 4.x". Outra característica interessante do DragonFly BSD é que muitos conceitos empregados em seu desenvolvimento são inspirados no AmigaOS.