Para tornar as coisas mais fáceis de acompanhar, foram usadas algumas convenções tipográficas durante todo este conteúdo. Esta seção contém alguns exemplos do formato tipográfico utilizado.
./configure --prefix=/usr
Este formato de texto é para ser digitado exatamente como visto, a menos que esteja destacado de outra maneira no texto explicativo. É também utilizada nas seções de explicação para identificar qual dos comandos está sendo descrito.
install-info: unknown option '--dir-file=/mnt/lfs/usr/info/dir'
Este formato (texto de largura fixa) mostra a saída de tela, provavelmente como o resultado de algum comando.
Também é usado para mostrar os nomes de arquivo, como /etc/ld.so.conf.
Ênfase
Este formato é usado para diversas finalidades no livro, normalmente para enfatizar pontos ou artigos importantes.
http://www.linuxfromscratch.org/
Esta forma é utilizada para endereços eletrônicos, tanto para os de outros capítulos, ou seções, dentro do próprio livro como para HOWTOs, arquivos disponíveis para download, sites etc.
cat > $LFS/etc/group << "EOF"
root:x:0:
bin:x:1:
......
EOF
Este formato é usado principalmente para criar arquivos de configuração. O primeiro comando diz ao sistema para criar o arquivo $LFS/etc/group contendo tudo o que é digitado nas linhas seguintes, até a sequência EOF (fimde arquivo, do inglês end of file) ser encontrada. Portanto, toda esta seção é geralmente digitada exatamente como aparece.
[TEXTO A SER SUBSTITUÍDO]
Este formato é usado para demarcar o texto que não deve ser datilografado como visto nem copiado-e-colado. O texto próximo explica os parâmetros ou as opções que devem ser utilizadas no lugar no texto demarcado.
passwd(5)
Este formato é usado para consultar a uma página específica do manual (doravante referida simplesmente como página “man”). O número dentro dos parênteses indica uma seção específica dentro da página man. Por exemplo passwd tem duas páginas man. Pelas instruções de instalação do LFS, aquelas duas páginas man serão encontradas em /usr/share/man/man1/passwd.1 e /usr/share/man/man5/passwd.5. As duas páginas man têm informações diferente nelas. Quando o livro utilizar passwd(5) ele está se referindo especificamente a /usr/share/man/man5/passwd.5. O comando man passwd vai mostra a primeira página man que encontrar e que corresponda a “passwd”, que será a /usr/share/man/man1/passwd.1.
Para este exemplo, você precisa executar man 5 passwd
a fim de ler a página específica a qual o texto faz referência. É preciso mencionar que a maioria das páginas do man não têm nomes duplicados. Portanto, man
[nome do programa] geralmente é suficiente.