Introdução
Minhas aventuras em Linux começaram em 1998 quando eu fiz o download e instalei minha primeira distribuição. Após trabalhar com ela por certo tempo, descobri recursos que eu definitivamente gostaria de ver melhorados. Por exemplo, eu não gostei do arranjo dos scripts de inicialização ou da maneira que os aplicativos foram configurados pelo programa de instalação. Eu tentei várias distribuições alternativas, contudo cada uma tinha seus prós e seus contras. Finalmente, eu percebi que se eu quisesse ter plena satisfação com meu sistema Linux, eu teria que criar um desde o início, a partir do zero. Como fazer isso? Eu resolvi não usar pacotes pré-compilados de qualquer tipo, nem discos de CD-ROMs ou discos de inicialização que instalassem utilitários básicos. Eu usaria meu sistema Linux atual para desenvolver meu próprio sistema persionalizado. Este sistema Linux “perfeito” teria então as qualidades de vários sistemas sem suas fraquezas associadas. No começo, a idéia pareceu desencorajadora, mas eu permaneci fiel ao propósito de que um sistema Linux poderia ser criado, a fim de atender às minhas necessidades e desejos, de uma forma muito melhor que um modelo padronizado que simplesmente não atendia ao que eu procurava.
Superando problemas tais como dependências recíprocas e erros em tempo de compilação, eu criei um sistema Linux inteiramente operacional e apropriado às minhas necessidades. Este processo permitiu também que eu criasse sistemas Linux compactos, personalizados, que são mais rápidos e que ocupam menos espaço em disco do que os sistemas operacionais tradicionais. Eu chamei este sistema de Linux From Scratch, ou LFS.
Enquanto eu compartilhava meus objetivos e experiências com outros membros da comunidade Linux, percebi que havia um grande interesse em minhas aventuras. Os sistemas LFS servem não somente para se adequar às especificações e exigências do usuário, mas servem também como uma oportunidade ideal de aprendizado para que programadores e administradores de sistema desenvolvam suas habilidades em Linux. O LFS foi desenvolvido também com esta segunda finalidade.
Este livro Linux From Scratch fornece as instruções necessárias para projetar e criar sistemas Linux feitos sob medida. Este roteiro enfoca o LFS e os benefícios de usar este sistema. Os usuários podem ditar todos os aspectos de seu sistema, incluindo a disposição dos diretórios, a instalação dos scripts e a segurança.
Este roteiro enfoca o LFS e os benefícios de usar este sistema. Os usuários podem ditar todos os aspectos de seu sistema, incluindo a disposição dos diretórios, a instalação dos scripts e a segurança. O sistema resultante será compilado completamente a partir dos códigos fonte e o usuário poderá especificar onde, porque e como os programas serão instalados. Este livro permite que os leitores ajustem inteiramente o sistema Linux às suas próprias necessidades e permite aos usuários maior controle sobre seu sistema.
Eu espero que você tenha uma ótima experiência ao trabalhar em seu próprio sistema LFS e que aprecie os numerosos benefícios de ter um sistema que seja verdadeiramente seu.